quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Back e Marrocos




Pois é... parece que já vamos em Setembro e continuamos por outras bandas.

Entretanto voltei(mais alguns não fazisso) de umas férias em Marrocos.

Desde que voltei ando com uma sensação estranha, não consigo dizer o que gostei mais em Marrocos, mas quero voltar... e rápido.

Alguns pontos a destacar da viagem:

-Não me senti em África mas também não me senti na Europa. Marrocos é um país onde se mistura África e a Europa e onde não se está em lado nenhum.

-O transito é estranho, ao fim de algum tempo trocam-se os piscas pela buzina e tudo corre normalmente. As estradas são boas. Há autoestradas por todo o lado.

-A Medina de Asilah apesar de pequena é algo que tem de ser visto. A cidade portuguesa em El Jadida vale pela cisterna e pelo sentimento de "casa".

-Rabat de passagem deu a ideia de ser uma cidade mais moderna e onde não se deve sentir o "verdadeiro" espírito marroquino.

-Marrakech é sinónimo de Marrocos (pelo menos para já). Tivemos alguma sorte e ficámos numa ryad perfeita; a ryad 107 é de uma francesa chamada Mathilde que tudo fez para que a nossa estadia fosse mesmo perfeita.

-A praça Jema El Fna em Marrakech é um mundo. Uma mistura onde tudo se junta e de onde tudo sai. Um local em constante movimento embora aparentemente seja igual todos os dias (acho que é por isto que não consigo explicar porque quero voltar a Marrocos, nem consigo sequer escrever o que quero :P).

-As pessoas são super atenciosas e disponíveis. No primeiro dia em Marrakech havia alguma desconfiança por andar em certas rua à noite. No fim da nossa estadia andava tão ou mais à vontade pelas ruas labirinticas da Medina do que em qualquer rua de Portugal.

-Ir às compras em Marrakech é uma aventura onde é preciso tempo e paciência. No regresso voltámos a ficar uma noite em Asilah onde nos apercebemos que afinal lá também existe quase tudo o que existe em Marrakech (em vez de 500 lojas temos 2 ou 3 com a mesma coisa) e os preços são semelhantes.

-O Ferry pode ser uma aventura se fizerem como nós e decidirem voltar num sábado quando meio mundo quer apanhar o Ferry. Da próxima as viagens são para fazer de noite.

-Carro/Ferry ou avião? Acho que da primeira vez vale bem a pena ir de carro para se sentir Marrocos.

Para os meninos do casal garcia e do peixinho vamos ver se tomam coragem e largam as saias das mamãs...

2 fizeram:

Ana Rita disse...

grande descrição! ;)
Muito bem!
nao vejo a hora de saber as aventuras todas!
*

Anónimo disse...

Deviam escrever mais!!!